Seu carrinho está vazio!
  • English
  • Português
Seja bem vindo, visitante! Você pode entrar ou criar uma conta.

Tex Willer

Tex Willer

A Origem de Tex Willer: O "primeiro" Tex, apesar de ter sido um fora-da-lei, tinha seu próprio código de honra: matar apenas para se defender. Quase repentinamente, porém, Tex tornou-se um ranger, passando ao outro lado da barricada. Graças a um casamento indígena com a bela Lilyth (no Brasil, Lírio Branco), tornou-se (com o nome de Águia da Noite) chefe dos Navajos e corajoso defensor dos direitos dos índios. Duro, leal, infalível com a pistola, Tex não faz cerimônias e não se importa com regulamentos: o "bandido da vez" leva uma boa chacoalhada e depois confessa! Justamente em razão de seu caráter, Tex freqüentemente é chamado para ajudar quando se necessita de alguém sem medo e sem as "mãos atadas". 

Nascimento do personagem. A primeira aventura de Tex Willer apareceu nas bancas em 30 de setembro de 1948, no pequeno formato de tiras. A dupla de autores, Giovanni Luigi Bonelli para os textos e Aurelio Galleppini (Galep) para os desenhos, trabalhou praticamente sozinha por anos e anos. Hoje, o principal autor de Tex é Claudio Nizzi (também é obra sua o "gibi amarelo" de Nick Raider), enquanto que dentre os desenhistas que inicialmente trabalhavam junto e mais tarde substituíram Galep, desaparecido em 1994, é de se destacar Giovanni Ticci e Guglielmo Letteri, além de Claudio Villa, desenhista das capas da série a partir do n.401.

Quem são seus AmigosO companheiro de quase todas as aventuras, desde seu engajamento nos rangers, é o velho Kit Carson. A completar o time básico, há o filho de Tex, Kit Willer, e o navajo Tiger Jack (no Brasil, Jack Tigre). Impossível recordar todos os outros amigos de Tex, encontrados em mil aventuras, das pistas do Texas à Chinatown de San Francisco, das pradarias nevadas do Canadá aos templos Mayas no México... Dentre aqueles que "voltam" mais freqüentemente, destacam-se o misterioso El Morisco (inicialmente batizado de Bruxo Mouro, na edição brasileira), o mexicano Montales, o robusto Gros Jean, o irlandês Pat Mac Ryan, o casaca-vermelha Jim Brandon, o policial Tom Devlin, o índio Cochise, o feiticeiro Nuvem Vermelha, etc. 

Quem são seus inimigos? Os inimigos mais perigosos de Tex são, seguramente, Mefisto e seu filho Yama, ambos dedicados à magia negra e protagonistas de numerosos episódios. Um outro personagem diversas vezes derrotado foi o camaleônico Proteus, mas numerosos foram os inimigos que entraram definitivamente no imaginário coletivo mesmo tendo aparecido em apenas uma aventura. Dentre esses a bela Satania, a bruxa Mitla, e ainda Lucero, El Muerto e o "marciano" do Vale da Lua. 

Busca avançada

Back to Top